quarta-feira, 25 de novembro de 2009

VIDEOLAPAROSCOPIA EM ANIMAIS



A videolaparoscopia é um método seguro para explorar a cavidade abdominal e realizar cirurgias. Essa técnica também pode ser utilizada em animais. Segundo Eros Luiz de Sousa, médico-veterinário e diretor do Hospital Veterinário Batel (HVB), em Curitiba, a cirurgia é similar a de humanos. “São realizadas pequenas incisões, com cortes de meio a um centímetro, para passar a câmara de vídeo e os outros equipamentos necessários para a cirurgia”. 

Tudo é controlado pelo médico através do vídeo. Eros explica que o monitoramento indireto, por vídeo, exige do médico uma noção da anatomia muito maior. Em vez de incisões grandes, feitas na cirurgia convencional, que demandam um maior cuidado nos curativos por parte dos donos dos animais, a videolaparoscopia propicia um tempo de recuperação menor, possibilitando que o animal retorne à sua vida normal em pouco tempo, diminuindo também o tempo de internação. “Cortes minúsculos, recuperação rápida e menos sofrida”, comenta Eros.

Uma das vantagens deste tipo de intervenção é o sangramento mínimo e o menor risco de infecções. “Minimamente invasiva, a videolaparoscopia reduz o tempo de internação e faz com que o paciente perca menos sangue. Insuflamos gás carbônico no abdômen. O órgão incha, como se fosse uma bexiga, criando espaço para os materiais cirúrgicos se movimentarem”, salienta Eros.  

Além da cirurgia de esterilização (castração), a videolaparoscopia permite realizar vários outros procedimentos, como inseminação cirúrgica, nefrotomia e nefrectomia (cirurgia nos rins), colecistectomia (retirada da vesícula), remoção de cálculos de bexiga, nódulos abdominais e hérnias, assim como a exploração diagnóstica. 

O custo desse tipo de cirurgia é um pouco superior se comparado às técnicas convencionais, mas é muito inferior ao valor de cirurgias humanas realizadas através de laparoscopia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário