sábado, 7 de novembro de 2009

ABISSÍNIO



Abissínios são gatos  tímidos e discretos, de miado baixo que se assemelha ao som de um sino. Apesar de ser uma das raças mais antigas de que se tem conhecimento, ainda há controvérsia sobre a sua origem. Na aparência, os abissínios lembram os gatos do Antigo Egito.Ainda hoje, possuem uma aparência selvagem, lembrando o felis lybica, o ancestral africano de todos os gatos domésticos.
O nome Abissínio não é devido à Etiópia ou Abissínia, como se pensa, mas porque o primeiro gato dessa raça exibido na Inglaterra, foi importado desse país.
 A Inglaterra é considerada o berço da raça, a qual resultou do cruzamento entre exemplares trazidos inicialmente da Abissínia por soldados britânicos, com outros gatos ingleses vermelhos, prata e tigrados. O exército inglês deixou a Abissínia em maio de 1868, época em que esses gatos entraram pela primeira vez na Inglaterra.
 

O Abissínio foi reconhecido oficialmente em 1882 na Inglaterra.
No livro Inglês, de Gordon Staples, "Cats, Their Points, Etc.", publicado em 1874, há a primeira menção ao gato abissínio. Nele aparece "Zula", propriedade da esposa do Capitão Barret-Lennard. Esse gato foi trazido após a guerra.
Infelizmente, não existem registros por escrito dos gatos Abissínios anteriores a esses importados.
Estudos recentes realizados por geneticistas, mostram que a origem mais provável do Abssínio é a costa do Oceano Índico e partes do sudeste da Ásia.
Apesar do Abissínio como raça ter sido refinado na Inglaterra, a sua introdução aquele país e outros, foi o resultado de colonizadores e mercadores que paravam em Calcutá, o maior porto do Oceano Índico.

  O primeiro Abissínio a ser importado da Inglaterra para a América do Norte, chegou por volta de 1900. Somente por volta de 1930 é que Abissínios de boa qualidade foram exportados para os Estados Unidos, formando a Associação de Criadores da Raça Abissínio.De acordo com o livro "Kitten Buyer's Guide" de Carolyn Osier, os Abissinios são muito inteligentes, gostam de estar com o homem, curioso, leal, companheiro.
Diferente da maioria dos gatos, é apaixonado pela água, da qual se aproxima quando tem oportunidade e onde, às vezes, nada. O macho assume as tarefas com os filhotes quando a mãe se ausenta. Tem voz suave e é bastante silencioso.




Características

Seu corpo é esguio e musculoso, são ágeis e ativos, com nível alto de energia, e portanto necessitam atividade física. Se confinados, devem ter acesso a brinquedos e distrações, de preferência ter contato com outro(s) gatos(s), com quem costumam interagir muito bem.
A raça apresenta uma marcação de pelagem denominada ticking, que apresenta faixas com tonalidade escura ao longo de cada pêlo, especialmente na ponta. Essa marcação dá um efeito especial em sua bela pelagem.
Não dão trabalho para os donos, sendo que sua pelagem necessita apenas de escovação regular com luva para manter-se viçosa.

Este gato de corpo médio tem o pêlo fino e suave (existe uma grande variedade de cores, como azul ou vermelho), os seus olhos e orelhas são um pouco largas, patas curtas e finas, e a sua cauda é longa. Normalmente, a vida dum Abissínio vai até aos quinze anos. Existe muitas teorias sobre como apareceu este animal, mas o que é certo é que ele é um dos gatos mais velhos que se conhece. 
A cor ruddy também chamada de lebre do exemplar da foto é o mais tradicional. Outros quatro foram desenvolvidas posteriormente sendo que uma delas, a silver, ainda não é plenamente aceita pelas entidades americanas. Estas lhe dão o pedigree, mas não permitem inscrevê-la nas exposições. Por isso, em nosso país, só o Clube Brasileiro do Gato, filiado á entidade européia Fife-Federação Internacional Felina, confere títulos a exemplares de cor silver.


Temperamento

São animais muito inteligentes, independentes e que aprendem com grande rapidez. Gostam muito de água e costumam conviver bem com cães e outros gatos. Adaptam-se facilmente às pessoas.O Abissínio adora brincar, tem muita energia, e a melhor maneira de deixá-lo gastar essa energia é pô-lo a vontade num sítio qualquer. Como ele é brincalhão e o seu pêlo é fácil de manter limpo, este gato é uma boa escolha para se ter como animal de estimação.

 

PADRÃO OFICIAL
Emitido pela TICA

CATEGORIAS/DIVISÕES/CORES RECONHECIDAS: Categoria Tradicional, Divisão Tabby, limitada, exclusivamente, às cores eumelanísticas e ao padrão agouti.
Somente NBC: Categoria tradicional, Divisão Silver/Smoke, limitada, exclusivamente, às cores eumelanísticas e ao padrão agouti.
GERAL: A impressão geral do Abissínio ideal é a de um gato médio, de aparência majestosa. É um gato de pêlo curto, com tipo exótico (foreign). Os machos são proporcionalmente maiores que as fêmeas, tendo estas, ossos mais delgados e sendo, habitualmente, mais ativas do que os machos. Deve demonstrar um desenvolvimento muscular vigoroso, corpo sinuoso. Tem semelhança com Pantera, com vivo interesse pelo ambiente em que está. A pelagem é iridescente, refletindo uma tonalidade quente e dando a impressão de riqueza de cores. O padrão da pelagem é, geneticamente, agouti, com ticado (ticking) profundamente escuro e parelho, contrastando com bandas de cor mais clara, produzindo, assim um efeito translúcido. O Abissínio deve transmitir a impressão de um gato extremamente saudável e vigoroso, equilibrado na aparência e no temperamento, dócil e gentil no manuseio.
CABEÇA: Formato de cunha modificada, com contornos arredondados, quando vista de frente. Quando vista de perfil, a cabeça não apresenta nenhuma linha plana ou achatada; a transição entre a testa, o nariz e o focinho se dá através de curvas suaves. Entre o alto do nariz e o início da testa não deve haver break acentuado. A cabeça deve ser larga e ampla, em equilíbrio com o resto do corpo do gato, e ligeiramente curvada desde a testa até a base do crânio, acabando num pescoço arqueado.
FOCINHO: O focinho deve ter contornos suaves, em harmonia com a cabeça, visto de frente ou de perfil. O queixo deve ser forte e cheio, sem apresentar sinais de prognatismo superior ou inferior, com uma aparência arredondada. Permitem-se pequenas alterações na mandíbula em machos adultos. O focinho não deve apresentar formato pontiagudo e não deve se assemelhar ao de uma Raposa, tampouco são permitidas evidências de que o pêlo ou os bigodes tenham sido cortados.
ORELHAS: Largas, alertas e moderadamente pontiagudas; abertas e arredondadas na base e, dali em diante, arqueadas, colocadas como se o gato estivesse, permanentemente, escutando e atento a ruídos. Os pêlos nas orelhas devem ser curtos e bastante próximos uns dos outros, com cores que, preferencialmente, correspondam à do padrão da raça. Na parte posterior da orelha, é desejável uma marcação semelhante à da impressão digital de um polegar (thumb print).
OLHOS: Formato de amêndoas, grandes, brilhantes e expressivos. A abertura do crânio segue o formato amendoado dos olhos, sem ser redonda ou oriental. Os olhos são destacados por pálpebras escuras e, externamente, circundados por uma área de pêlos de coloração mais clara. Acima de cada olho, justamente nesta área mais clara, pode-se notar uma pequena marca escura, em posição vertical, como que feita a lápis. Ao lado de cada olho aparece uma linha arqueada e escura, como se fosse a continuação da pálpebra superior.
CORPO: Medianamente alongado, sinuoso e gracioso, exibindo a força de um bom desenvolvimento muscular sem, no entanto, parecer rude; deve dar a impressão de solidez ao toque. A caixa torácica é redonda e não deve apresentar nenhuma linha plana ou achatada. As costas devem ser ligeiramente arqueadas, dando a impressão de que o gato está para dar um bote. O flanco deve ser razoavelmente plano, sem que as costas se curvem em arco (formato de "corcova" ou tuck-up não desejável). A proporção, o equilíbrio e a harmonia geral devem ser mais considerados do que o tamanho do corpo propriamente dito.
PERNAS: Proporcionalmente delgadas, longas e musculosas. O Abissínio, com suas pernas altas, posiciona-se distante do solo.
PÉS: Ovais e compactos. Quando parado, tem-se a impressão de que o Abissínio está na ponta dos pés.
CAUDA: Longa, afinando em direção à extremidade.
PELAGEM E TEXTURA: A pelagem, de brilho intenso e característico, oferece resistência quando manipulada em sentido contrário ao do crescimento do pêlo, retornando sempre a posição original. A textura é fina e suave. Os pêlos devem ter comprimento médio, longos o suficiente para acomodar de quatro a seis bandas de cor, alternadas em tons claros e escuros. A pelagem deve permanecer deitada, rente ao corpo, no entanto, o subpêlo deve dar volume, evitando a aparência de demasiada oleosidade. Não é desejável pelagem encaracolada. A pelagem é mais longa na área da espinha dorsal e dali, em direção a ambos os lados e em toda a extensão do corpo, deve diminuir de tamanho.
DESCLASSIFICAÇÃO: Marcas brancas (lockets) em qualquer parte do corpo, exceção feita nas áreas compreendidas em volta das narinas, queixo e partes superiores da garganta. Colar não interrompido. Ticking reverso (a última banda de cor, na extremidade do pêlo, não pode jamais ser de tonalidade clara, ao contrário, deve ter uma coloração escura para caracterizar o ticado desejável).
PENALIZAÇÃO: Penalizações de cor – tons frios, cinza ou cor de areia na pelagem ruddy ou sorrel, presença de pêlos de cor cinza próximos da pele ou subpêlo de cor incorreta. Colar interrompido, barras nas pernas, marcas arredondadas (spots) em áreas não ticadas (parte interna do corpo, peito e pernas), barras características dos tabbies. Pelagem excessivamente rente ao corpo ou demasiadamente "plush". Cor ou marcas de cor erradas nas almofadas das patas.
PENALIZAÇÃO DE TICADO E DE PADRÃO – ticado desparelho ao longo do corpo, falta de marcação desejada na cabeça e na cauda.
CONDIÇÕES GERAIS: Serão descontados pontos de exemplares que apresentarem corpo fraco e débil, ausência de brilho na pelagem, cor de olhos incorreta, evidências de doenças, falta de tônus muscular. Verificar Regulamento de Exposição da FCGB, disposições a respeito de penalização/desclassificação a que estão sujeitos todos os exemplares.
CORES
  • RUDDY: marrom-alaranjado (burnt-sienna), ticado com duas ou três bandas (tips) de cor preta ou marrom-escuro, a banda de cor mais externa, aquela que determina o padrão ticado, deve ser muito mais escura do que a banda de cor oposta, marrom-alaranjada, junto à pele. Nas partes do corpo em que o pêlo é mais curto, deve haver, no mínimo, uma banda de ticado. Sombras mais escuras ao longo da espinha dorsal são permitidas sempre que forem decorrentes de ticado mais intenso. As partes internas do corpo, do peito e das pernas devem ter um marrom-alaranjado absolutamente parelho, sem marcas de ticado, barras, colar ou manchas na barriga. A cor pode variar de pêssego-quente à cor de argila-queimada. Dá-se preferência aos tons mais profundos e concentrados. Partes em cor branca ou em tons mais claros devem ficar restritas à parte superior da garganta, lábios e ao redor das narinas. A cauda deve apresentar tipado (tipping) com preto, sem anéis ou tons acizentados.
ALMOFADAS DAS PATAS: Pretas ou marrom-escuras, com coloração também preta na pele entre os dedos, estendendo-se dali até as almofadas das patas.
COR DOS OLHOS: Dourados, cobreados, avelãs ou castanho-esverdeados. São sempre desejáveis cores ricas e profundas.
COURO DO NARIZ: Cor de telha ou de tijolo.
  • SORREL (CANELA/CINNAMON): Diluição do ruddy, com ticado canela-alaranjado e marrom-chocolate. A cauda apresenta tipado marrom-chocolate. Dá-se preferência à cor canela e tonalidades derivadas em tons profundos e ao ticado parelho em toda a extensão do corpo.
ALMOFADAS DAS PATAS: Cor-de-rosa (pink), com coloração marrom-chocolate entre os dedos, estendendo-se, suavemente, além das patas.
COR DOS OLHOS: Dourados, cobreados, avelãs ou castanho-esverdeados (avelãs), preferindo-se sempre as cores mais profundas e intensas.
COURO DO NARIZ: Rosado.
  • BLUE (AZUL): Delicado e quente cinza-azulado, ticado com azul de cor mais intensa. A base do pêlo e as partes internas do corpo, do peito e das pernas devem ser de cor creme-pálido. A pelagem ao longo da espinha dorsal apresenta um tom mais profundo de azul em comparação com a do restante do corpo. A cauda deve ser tipada com um profundo sombreado azul. É desejável que o ticado seja parelho.
ALMOFADAS DAS PATAS: Azul-malva com sombra de azul-profundo entre os dedos, estendendo-se suavemente um pouco além das patas.
COR DE OLHOS: Dourados, cobreados, avelãs ou castanho-esverdeados, são desejáveis tonalidades ricas e profundas.
COURO DO NARIZ: Rosa-escuro.
  • FAWN: Cor camurça em tonalidade rosada, um tanto esmaecida, ticado com uma sombra de cor camurça-rosada mais intensa. A base do pêlo e as partes internas do corpo, do peito e das patas devem ser de pálida cor de avelã. Dá-se preferência ao ticado parelho.
ALMOFADAS DAS PATAS: Rosa-malva com uma profunda cor camurça-rosada entre os dedos, estendendo-se suavemente um pouco além das patas.
COR DE OLHOS: Dourados, cobreados, avelãs ou castanho-esverdeados. Dá-se preferência a tonalidades mais ricas e profundas.
COURO DO NARIZ: Rosa-malva.
TONALIDADES DE NOVAS CORES E RAÇAS (NBC COLORS)
CONSIDERAÇÕES GERAIS: O fenômeno de silvering se dá como resultado da presença de um gen inibidor (I), que evita que o pêlo seja integralmente colorido. Nas pelagens agouti, a presença do gen inibidor causa um efeito de reflexo de cores. Nos ruddy silver e nos sorrel silver, o rufismo (fenômeno genético que dá cor avermelhada ao pêlo) é notado na pelagem ao longo da espinha dorsal. O rufismo também propicia o aparecimento de tons vermelhos e marrons nas bandas de cor mais claras nos gatos que têm o padrão agouti ticado. O fenômeno de silvering bloqueia ou empalidece a cor nas bandas mais claras do padrão agouti ticado, além de provocar modificações na banda mais clara, aquela rente à pele, conferindo a esta porção de pêlo, em especial, uma tonalidade branca ou mármore. O silvering é mais evidenciado nos flancos laterais do corpo.
  • RUDDY SILVER: Gen inibidor (I) ativo. O ticado ou bandas mais escuras varia do marrom-escuro ao preto, características da cor ruddy. As bandas mais claras, que no ruddy seriam de cor marrom-alaranjada, variam do branco ao mármore-antigo. A banda de cor mais próxima à pele varia do branco-creme ao branco-gelo. Nas laterais adjacentes à espinha dorsal, uma área avermelhada (rufismo) é aceitável. Esta região deve, no entanto, mudar gradualmente para tonalidades de cor silver nas partes laterais do corpo e, nas partes internas de um gato adulto, a pelagem deve ir-se tornando mais clara. Em filhotes, pode haver uma linha divisória bastante nítida que delimite as pelagens avermelhadas, silver e das partes internas do corpo. A pelagem da parte interna do corpo pode variar do branco ao mármore-antigo. A cauda deve ser tipada em preto e não deve haver anéis de cor.
ALMOFADAS DAS PATAS E COURO DO NARIZ: As mesmas cores admitidas no sorrel.
  • SORREL SILVER: Tonalidades variando do branco-médio à canel-clara, ticadas com marrom-chocolate, exceção feita à banda mais próxima da pele, que deve ter coloração branca ou branca-média. A área com rufismo é a mesma que a do Sorrel normal. O desenvolvimento do silvering é o mesmo que o do ruddy silver. A cor das partes internas varia de branca a um tom médio de marrom-caramelo. O tipado da cauda e da espinha dorsal é o mesmo que o do Sorrel.
ALMOFADAS DAS PATAS E COURO DO NARIZ: As mesmas cores admitidas no Sorrel.
  • BLUE SILVER: O ticado é de tom prateado, de cor azul-acinzentada, marcado com bandas de cor azul mais intensa, exceção feita à parte do pêlo mais próxima à pele, que deve variar do branco-médio ao branco-gelo. Os filhotes podem apresentar, em ambos os lados do corpo, uma nítida delimitação entre as regiões azuis e as prateadas. Os adultos devem ter, junto à espinha dorsal, uma região azul, que, gradualmente, vai adquirindo tonalidade prateada em ambos os lados do corpo. Peito, barriga e parte interna das pernas devem variar do branco ao creme pálido. O tipado da cauda e a pelagem da espinha dorsal têm as mesmas cores do Blue.
ALMOFADAS DAS PATAS E COURO DO NARIZ: As mesmas cores admitidas no Sorrel.
  • FAWN SILVER: Camurça-rosada, em tonalidades prateadas, ticada com uma sombra também de cor camurça-rosada mais profunda, exceção feita à banda de pêlo mais próxima da pele, que deve variar de branco-médio ao branco-gelo. O desenvolvimento do silvering é o mesmo do Blue Silver. As partes internas devem variar do branco à cor de centeio-pálida. O tipado da cauda e da espinha dorsal é o mesmo do Fawn.
ALMOFADAS DAS PATAS E COURO DO NARIZ: As mesmas cores admitidas no Fawn.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário