sábado, 7 de novembro de 2009

PERSA



História
Os primeiros antepassados do Persa foram importados da Pérsia (atual Irã) para a Itália, no século XVII, por Pietro Della Valle.
Mais tarde, Nicolas Fabri de Peiresec, conselheiro do Parlamento de AIX-Em-Provence, trouxe gatos da Turquia para a França (tipo Angorá?).
Esses gatos foram muito apreciados pela aristocracia Européia. Luis XV possuía um Persa angorá branco. Na Inglaterra foram cruzados com "persas" de origem turca. Os primeiros indivíduos foram expostos no Crystal Palace de Londres em 1871.
Nesta época, foi organizado um programa de criação e de seleção pelos criadores britânicos. Foram Realizados cruzamentos com gatos Angorá para melhorar a pelagem.
Além disso, foi empreendido um trabalho sistemático para aumentar a gama de cores e de motivos resultando atualmente em mais de 200 variedades. Dessa forma, o Persa "Smoke" (ou fumaça), foi exposto em Brighton em 1872.
O gato "Silver" foi o primeiro Persa Chinchila exposto em Londres em 1888. Os Persas "Colour-point", chamados Himalaia nos Estados Unidos e considerados uma raça à parte pela T.I.C.A. e Kmehr (ou kmer) na Alemanha apareceram por volta de 1920.
Os Persas "Tabby", surgidos há mais de um século, foram expostos em Paris em 1927 sob o nome de "tigrados".
Ainda no século XIX, os ingleses selecionaram os gatos mais maciços, mais redondos. Nos Estados Unidos, por volta de 1930, os criadores obtiveram um tipo brevilíneo extremo, batizado "Peke Face" (cara de pequinês). O Persa, sem dúvida a raça mais célebre do mundo, participou provavelmente da criação do Gato Sagrado da Birmânia e do British shorthair.

Temperamento

Charmoso, afável, brincalhão e, acima de tudo, cativante, este felino de pêlo comprido tem conquistado admiradores em todo o mundo.


Características


Esse animal se caracteriza pela pelagem comprida e sedosa, com uma cabeça grande e redonda, orelhas pequenas e arredondadas com tufos de pelo no interior, olhos grandes e redondos de coloração vívida e patas curtas, porém musculosas. O padrão comum da raça apresenta focinhos achatados (flat face), porém alguns animais possuem focinhos um pouco mais alongados (doll face).

Persa branco
A manutenção de sua pelagem é um pouco trabalhosa, sobretudo devido a formação de nós ocorridos devido ao comprimento dos pelos.
O padrão de uma raça é determinado pelas associações que a representam. Assim sendo, existem pequenas variações de associação para associação. Abaixo podemos ver o padrão da FIFe (Federação Felina Internacional).
  • Tamanho: Médio a Grande - Os machos são maiores que as fêmeas, pesando de 4 a 5 kg, e as fêmeas de 3 a 4 kg.
  • Orelhas: Pequenas, arredondadas nas pontas e bem separadas.
  • Nariz: Achatado, Curto, Largo, com stop bem definido, situado entre os olhos e entre as pálpebras superiores e inferiores, nariz não arrebitado. As narinas devem ser bem abertas.
  • Corpo: De estrutura compacta, patas curtas, peito largo, ombros e dorso maciços, bem musculosos, de comprimento curto e formato quadrado.
  • Rabo: De comprimento curto, dobrado sobre o dorso fica entre a nuca (muito longo) e o meio das costas (ideal).
  • Pescoço: Curto e forte.
  • Cabeça: De formato redondo, maciça, bem equilibrada, crânio largo. Testa arredondada, bochechas cheias.
  • Pelagem: Comprida, densa , de textura fina e sedosa (sem ser lanosa.
  • Olhos: Grandes, redondos e simétricos, bem separados, dando a face uma expressão mais aberta. De cor sólida, brilhante.
  • Patas: Grandes, redondas, sendo desejável tufos de pelos entre os dedos.
Normalmente, nessa raça a cor branca associada a presença de olhos azuis está geneticamente relacionada a problemas de audição no animal. Os gatos brancos com apenas um dos olhos azuis pode ser surdo de apenas um ouvido, enquanto que os espécimes com ambos os olhos azuis acabam não possuindo nenhuma audição.


O seu característico focinho achatado marca a diferença em relação às outras raças, que por regra têm o focinho bem mais afilado.


A raça persa divide-se em outros subgrupos, sendo por isso vulgar encontrar um persa com outra denominação.


A este gato é permitida uma vasta gama de cores, embora os mais comuns sejam brancos.

O gato persa costuma ter um nariz e orelhas pequenas, pêlo longo, de cauda e patas curtas e olhos redondos. Os persas apareceram no século dezasseis, na Pérsia (agora Irão), e nos países à sua volta. Existem rumores que dizem que os persas eram anteriormente do Egipto, mas devido ao frio, os seus corpos mudaram (para se adaptarem melhor ao clima).

Devido ao seu vasto pêlo, este gato tornou-se mais valioso. Ele costuma ser muito querido (especialmente com as crianças), e como é muito belo, o persa é muito bom para se ter em casa. O único trabalho que ele dá é o constante tratamento que o seu pêlo necessita. Este gato está listado como o gato mais amado na América.


Padrões da Raça

( Estabelecidos pelas Federações Internacionais de Felinofilia )

Com corpo compacto, maciço e robusto, a cabeça deve ser grande, redonda e maciça com pequenas orelhas bem separadas e com belos tufos de pelos, olhos cor de cobre e brilhantes, bochechas cheias e nariz achatado, curto e posicionado bem na linha dos olhos. Suas patas e cauda são também curtas em relação a seu corpo.
Persas Show : conhecidos como gatos extremados ou top show, estes exemplares possuem todas as características estabelecidas pelas federações, podendo participar de Exposições Internacionais, com grandes chances de obter um bom resultado. Vale ressaltar que cada item julgado tem uma pontuação.
Persas Breeder : são gatos provenientes de uma excelente linhagem, filhos de campeões, nascidos em uma ninhada de gatos Show, porem não possuem as características necessárias para serem um Gato show ( possuem caudas mais longas, nariz um pouco abaixo do recomendado, orelhas um pouco maiores, ) . Porem estes gatos possuem um excelente Pedigree, carregando uma genética muito boa, podendo no futuro gerar filhotes extremados.
Persa Pet : com ou sem pedigree, filhos de pais Persas, porem não possuindo dentro de suas descendências gatos dentro do padrão desejado, em conseqüência, nunca podendo gerar um filhote Show .

Variações de cores

Persas de cores Sólidas : são os Persas tradicionais, nas cores Preta, Azul, Ruiva (Vermelho), Creme, Escama ou AzulCreme.
Bicolores e tricolores : a principal característica pretendida nesta criação, é um V branco invertido sobre os olhos, o que ocorre com mais freqüência nos Ruivos, Pretos e Azuis, assim os que possuem esta característica são muito apreciados
No caso dos Bicolores, temos ainda as cores : Creme e Branco, Lilás e Branco e Chocolate e Branco, todos com os olhos cor de cobre. O colorido cobre em média 2/3 do corpo destes Persas e podem ser para exemplares Machos ou Fêmeas.
Exclusivo para as Fêmeas, temos as cores , Escama de Tartaruga ( Fios Pretos misturados a cor Ruiva e Cinza, muito parecido com um casco de tartaruga ), Azul / Creme, Azul / Creme / branco ( Cálico Diluído ), Escama de Tartaruga / Branco (Cálico Sólido). Nestes exemplares a cor Branca deve ocupar 1/3 de seu corpo e suas manchas devem ter as cores bem definidas.
Nesta categoria, temos ainda os Escama de Tartaruga / Chocolate, e os Persas com manchas coloridas restritas a cabeça e cauda.
Unindo - se todas as cores acima , acrescente a cor Fumaça, assim teremos o reconhecido Persa Bicolor Fumaça.


Idade do gato
(anos)


Equivalente ao Humano (anos)

1

O Persa atinge sua maturidade sexual em torno de 1 ano de idade.

16

2
Gato adulto. Aqui seu temperamento já está formado.
25

5



33

7



41

9



49

10



53

11



57

12



61

13



65

14



69

15



73

16



77

17



81

18



85

19



89

20



93


Curiosidades

O gato persa mais conhecido é o Garfield. O gato persa laranja dos desenhos animados e dos filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário