sábado, 7 de novembro de 2009

SHORTHAIR AMERICANO



Outros nomes
 
American Shorthair (nome atual)

Domestic Shorthair (até 1966).
 

O Pêlo Curto Americano é uma verdadeira raça de trabalho. É conhecida pela sua longevidade, saúde, docilidade com crianças e cães, além da sua beleza e temperamento quieto.

Características físicas

Resistente, tem seu corpo muito bem proporcionado, forte, ágil, balanceado e simétrico. Seu corpo é mais comprido do que alto, de tamanho médio para grande. As fêmeas devem ser menos robustas em todos os aspectos, e devem ser premiadas igualmente, se as proporções gerais estiverem de acordo.



    
Pelagem

Curta e densa para proteger do frio e a pele de machucados superficiais e nunca fina, longa ou suave. 
Sua pelagem é curta, e de textura dura. Variações na grossura dos pelos são permitidas de acordo com a região e estação do ano. A pelagem é densa o suficiente para proteção do tempo, frio e cortes superficiais na pele.

Corpo

Compactamente construído, com patas de longo meio, redondas garras e não enfileira muito longo isso é estreitado para o fim cegado de final abrupto;

Cabeça

Grande e de bochechas cheias, facilmente mais longas que largo, com orelhas ligeiramente arredondadas, uma curva contínua da testa até a coroa e nariz de longo meio;

Olhos

Grande e muito aberto, a tampa superior com uma curva amendoada, o completamente redondo inferior, em uma colocação facilmente oblíqua. Cor ouro brilhante menos nos olhos azuis ou estranhos no objetivo; verde ou isto countersinks na prata de ones listrada; verde ou verde azulou nesses pontilhou prata; casaco: curto, grosso, unifique e duro ao tato; 

 Cor 

 61 reconhecidas pela CFA entre branco, preto, azul, vermelho, Silvers, Chinchillas, Cameos, Shadedes, Smokes, Tortoiseshells, Creams, Tabbies e bicolores, exceto os exemplares nas cores chocolate, sable, lavanda, lilás, cores de Siamês e com marcação tabby do Abissínio. O padrão da The Internacional Cat Association - TICA reconhece todas as cores.

  
Peso: fêmeas 4,5kg - machos 6,3kg.






Histórico


Este gato de variadíssimas cores (como branco ou preto) veio originalmente da Inglaterra. Apareceu na América no século dezassete, e em 1889 ele foi usado nos correios para eliminar os ratos (que na altura eram realmente uma praga). O Shorthair Americano só foi baptizado com este nome em 1985. 

As origens desta raça estão nos primeiros gatos domésticos que os colonizadores levaram para o território americano. Sobretudo os ingleses e os franceses, já na altura davam muita importância aos animais de companhia, principalmente aos gatos, que acabavam por ser úteis parceiros de viagem, já que controlavam o número de ratos nos barcos, evitando a proliferação dos roedores nas longas e demoradas viagens que cruzavam o Atlântico.

Estes gatos são extremamente agéis, fortes e musculosos. Adoram brincar, principalmente na rua, mas também com outros animais e crianças, dada a sua grande adaptabilidade.

São também animais com uma esperança de vida elevada, vivendo com alguma frequência mais de 15 anos.



Temperamento

Por ser descendente de animais que caçavam gatos, portanto de trabalho, o temperamento do American Short Hair é ativo, gosta de espaço para se exercitar, correr, brincar e saltar.
Este animal é muito ativo, como também esperto e muito querido. Costuma viver até aos vinte anos (se for bem tratado, claro), e pára de crescer com quatro anos. Como ele é uma boa companhia e o seu pêlo não dá muito trabalho, ele faz um bom animal de estimação.
Gosta da vida ao ar livre mas se adapta dentro de casa. Sendo um excelente companheiro.
É quieto mas ronrona alto.
É disciplinado e aprende a conviver bem com outros animais, inclusive pássaros.

PADRÃO OFICIAL
Emitido pela CFA

DESCRIÇÃO GERAL: o American Shorthair é uma legítima raça de trabalho. Sua estrutura deve ser adaptada para isso e nenhuma parte de sua anatomia deve ser exagerada de modo a permitir alguma fraqueza. A conseqüência feral disso é um gato de estrutura forte, bem balanceado, simétrico, com conformação indicando força, resistência e agilidade.
TAMANHO: de médio a grande. Nenhum sacrifício da qualidade em função do tamanho. Fêmeas devem ser menos massivas em todos os sentidos do que o macho.
PROPORÇÕES: Levemente mais comprido do que alto. (Altura é a medida de perfil dos ombros até o chão. O comprimento é a medida de perfil da extremidade do peito até a extremidade das nádegas). Visto de lado, o corpo pode ser dividido em três partes iguais: da ponta do esterno até o cotovelo, do cotovelo até a garupa, da garupa até a extremidade traseira das nádegas. O comprimento do rabo é igual à distância dos ombros até a base do rabo.
CABEÇA: grande, com bochechas proeminentes dando a impressão de um oblongo, sutilmente mais comprido do que largo. De expressão doce e simpática. Vista de frente, a cabeça pode ser dividida em duas partes iguais; da base das orelhas até o meio dos olhos e do meio dos olhos até a ponta do queixo.
ORELHAS: de tamanho médio, levemente arredondada na extremidade e não excessivamente abertas na base. Distância entre as orelhas, medidas nos cantos internos inferiores, deve ser o dobro da distância entre os olhos.
TESTA: vista de perfil, a testa forma curvas lisas, contínuas e moderadamente convexas do topo da cabeça até o pescoço. Visto de frente, não há nenhum abobadamento entre as orelhas.
OLHOS: grandes e largos com a pálpebra superior no formato de uma amêndoa e a pálpebra inferior no formato de uma curva totalmente arredondada. Pelo menos o equivalente a um olho deve existir entre os olhos. Cantos externos são posicionados levemente mais altos do que os cantos internos. Devem ser claros, limpos e alertas.
NARIZ: de tamanho médio, mesma largura do comprimento total. Visto de perfil, uma leve e côncava curva da ponta do nariz até a testa.
FOCINHO: quadrado, com mandíbulas definidas nos machos maduros.
MANDÍBULA: forte e comprido o bastante para conseguir segurar a presa. Mordedura em torquês e mordedura em tesoura são igualmente aceitas (na mordedura em torquês, as partes superior e inferior dos dentes se encontram de maneira igual. Na mordedura em tesoura, o extremo interno dos dentes superiores frontais toca o extremo externo dos dentes inferiores frontais).
QUEIXO: firme e bem desenvolvido, formando uma linha perpendicular com o lábio superior.
PESCOÇO: médio no comprimento, forte e musculoso.
CORPO: de constituição sólida, poderosa e musculosa com ombros, peito e posteriores bem desenvolvidos. Dorso forte, reto e em nível. Visto de perfil, há um leve declive do osso da bacia até a base do rabo. Visto de cima, as linhas externas do corpo são paralelas.
MEMBROS: médios em comprimento e fortemente musculosos. Vistos de trás, os quatro membros são retos e paralelos, com as patas voltadas para frente.
PATAS: firmes, cheias e arredondadas, com bases sólidas. Dedos: cinco nas patas dianteiras, quatro nas patas traseiras.
PELAGEM: curta densa, contínua e dura na sua textura. Variações regionais e sazonais na espessura da pelagem são permitidas. Pelagem densa o suficiente para protege-lo do frio, da umidade e de feridas superficiais na pele.
PENALIZAÇÕES: corpo excessivamente curto ou comprido. Cauda muito curta.
DESQUALIFICAÇÕES: gatos demonstrando evidências de mestiçagem resultando nas cores chocolate, sable, lavanda, lilás, colorpoint (por exemplo, marcações do tipo Siamês), ou com marcações não-agouti (por exemplo, ticked-tabby encontrado nos Abissínios). Qualquer sinal de mestiçagem com outras raças – incluindo pelagem longa e macia, stop profundo, inserção de olho protuberante ou coluna cervical pronunciada. Cauda anormal ou com nó. Número incorreto de dedos. Prognatismo superior ou inferior. Língua portada persistentemente para fora da boca. Obesidade ou magreza. Qualquer característica muito exagerada que force fraqueza.
CORES
CORES BICOLORES: bicolor (branco com partes homogêneas de preto, branco com partes homogêneas de azul, branco com partes homogêneas de vermelho, branco com partes homogêneas de creme) azul creme, cálico, cálico diluído, van bicolor (preto e branco, vermelho e branco, azul e branco ou creme e branco), van azul creme e branco, van cálico.
CORES SHADED: Silver chinchilla, shaded cameo, shaded silver, Shell cameo.
CORES FUMAÇA: preto-fumaça, azul-fumaça, cameo-fumaça, fumaça escama de tartaruga.
CORES SÓLIDAS: preto, azul, creme, vermelho e branco.
CORES TABBY: azul patched tabby, azul tabby (classic e mackerel), Brown patched tabby, Brown tabby (classic e mackerel), cameo tabby (classic, mackerel), creme tabby (classic, mackerel), vermelho tabby (classic, mackerel), silver patched tabby, silver tabby (classic, mackerel).
Raças com mestiçagem permitida para American Shorthair: nenhuma.
PONTOS
Cabeça (incluindo tamanho e formato dos olhos, formato das orelhas, inserção e estrutura do nariz): 30 pontos.
Tipo (incluindo formato, tamanho, ossatura e comprimento do rabo): 30 pontos.
Pelagem: 15 pontos.
Cor: 20 pontos (marcação tabby=10 pontos; cor=10 pontos).
Cor dos olhos: 5 pontos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário