sábado, 7 de novembro de 2009

MANX




Origem e História

Embora alguns zoólogos afirmem que este gato foi trazido do Oriente em tempos remotos, a raça Manx pode ter descendido de gatos que nadaram para terra firme na ilha de Man, ao largo da Costa Oeste da Inglaterra, quando escaparam dos destroços de galeões espanhóis naufragados em 1588. É mais provável, entretanto, que a raça tenha surgido de gatos nativos da ilha. Embora a ausência de cauda seja essencial num verdadeiro Manx (O Rumpy), gatos com gaus variáveis de cauda (Risers, Stumpies e Longies) são úteis em programas de criação de Manx.
Os Manx sempre foram populares e tornaram-se símbolo de uma nativa ilha de Man, figurando na moeda em circulação na ilha. A criação desse animal constitui uma fonte de considerável renda para os habitantes do lugar.
 A falta de cauda, uma mutação espontânea que aparece vez por outra em gatos de todas as raças, fixou-se como característica da raça devido ao isolamento. É muito resistente, embora alguns exemplares possam nascer com defeitos potencialmente letais na bexiga e nos intestinos. Justamente por isso, só é vendido após os quatro meses, idade limite para o aparecimento destes defeitos.
Este gato muito simpático tem um bom temperamento e gosta de estar em família, apesar de alguns serem um pouco mais rebeldes. Também é esperto e escová-lo não problema, o que faz com que ele seja um bom animal de estimação para se ter em família.



Características
 

Não há o menor sinal de cauda no Manx Rumpy, apenas uma depressão no lugar onde a cauda normalmente começaria.
No Rumpy Riser, entretanto, algumas vértebras podem ser percebidas nessa região. A coluna vertebral do Manx tende a ser diferente da de outros gatos, dando as vértebras encurtadas um perfil curvilíneo à raça.
O gato da ilha do Man tem o dorso mais curto que o do gato europeu, porém é mais largo nos lados. Ele tem as patas traseiras bem mais compridas que as dianteiras, o que o obriga a saltar um pouco como os coelhos. A cabeça é grande e redonda e as orelhas são espaçadas e afiadas na ponta. É muito apreciado como animal doméstico. É igualmente um bom caçador.
A criaçao de gatos Manx é um processo lento e frustante. As ninhadas são pequenas, e alguns dos filhotes mostrarão provavelmente vestigios de cauda de comprimento variável. É importante verificar que a abertura anal está adequadamente formada em Manx recém-nascidos.


Este gato de cor preto ou azul (por exemplo) tem um tamanho médio, a cor dos seus olhos arredondados depende da cor do pêlo, as suas patas da frente são mais curtas do que as patas traseiras e normalmente o Manx não tem cauda, apesar de alguns a terem.
A característica marcante no Manx é a falta de rabo. Ele é inteligente, calmo e carinhoso. Possui um dos menores corpos de todas as raças de gatos domésticos. Por não possuir a cauda, não é considerado um bom escalador. Seu andar é saltitante.
É conhecido por ser um gato robusto e de corpo compacto e sólido. Sua pelagem densa pode variar de longa a curta. O pêlo curto é um pouco duro, mas de aparência mais lustrosa. O pêlo longo tem uma textura sedosa. É uma raça que normalmente possui qualquer cor.
Ele é ativo, brincalhão, amigo e muito apegado ao dono. De temperamento fácil e tranqüilo, o Manx tem cabeça, bochechas e olhos arredondados. Dá para imaginar sua expressão doce e cativante. O Manx exibe muitas características iguais às dos cachorros, como, por exemplo, enterrar brinquedos.
Gatinhos Manx são classificados de acordo com o comprimento da cauda:
  • Dimple rumpy or rumpy sem qualquer rabo
  • Riser or rumpy riser - esboço de cartilagem ou vértebras diversos sob a pele, mais perceptível quando gatinho está feliz e elevando seu 'rabo'
  • Stumpy - cauda parcial, mais do que um "riser", mas inferior a «cauda» (em casos raros, os gatinhos nascem com rabo torcido por causa do crescimento incompleto de cauda durante o desenvolvimento)
  • Tailed or longy - completa ou quase completa
  • Stubby - meia cauda ou cauda curta.


Curiosidades

Existem várias lendas que tentam explicar por que o Manx tem cauda.  Em um deles, Noé fechou a porta da arca, quando começou a chover e acidentalmente cortar o rabo do gato Manx que estava jogando e quase foi deixado para trás. 


Outra lenda diz que o Manx é a prole de um gato e um coelho, explicando porque não tem cauda e pernas traseiras bastante longo.


Diz-se também que os gatos da ilha do Man não tem cauda porque o nobre proprietário teria estabelecido um imposto sobre o número de caudas em vez de cabeças de animais. Os contribuintes teriam então cortado a cauda desses infelizes animais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário