quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CÂMARA HIPERBÁRICA



A terapia hiperbárica é muito utilizada no tratamento de humanos e também pode ser aplicada em animais. Todos os tecidos de um organismo vivo precisam de oxigênio. Durante a respiração, o ar entra pelos pulmões e é transportado para as células através do sangue. Cientificamente, comprovou-se que quando o organismo é submetido a altas pressões, a taxa de oxigênio no sangue aumenta bastante.

O resultado disso é o aumento da oxigenação de células e tecidos, e vários efeitos benéficos ao organismo. Partindo desse conceito, na terapia hiperbárica o paciente é submetido a uma pressão muito superior à pressão atmosférica, dentro de um compartimento fechado e selado. 

Esse compartimento é pressurizado com oxigênio puro. O paciente respira oxigênio à 100%, saturando o sangue desse gás. 

Os efeitos dessa terapia são vários:

ação antibacteriana
ação anti-tóxica
diminuição de edemas (inchaços)
melhora na ação de muitos medicamentos, como antibióticos, etc..
melhora na cicatrização
maior eficiência de mecanismos do sistema de defesa do organismo


São indicadas para cães e gatos que apresentam infecções necrotizantes de tecidos moles, grandes feridas, incisões cirúrgicas traumáticas e deiscência de suturas, infecções sistêmicas, lesões refratárias (escaras de decúbito, úlceras de pele), osteomielites, envenenamento por monóxido de carbono, gangrena gasosa, isquemias agudas traumáticas, queimaduras térmicas, químicas ou elétricas, vasculites agudas por toxinas biológicas (aracnídios, ofídios, insetos) e anemias agudas nos casos de impossibilidade de transfusão sanguínea.


Durante as sessões, que duram cerca de uma hora e meia, os animais mais agitados recebem sedação leve. São feitas sessões diárias e o tratamento pode ser repetido semanalmente, se necessário, até a completa recuperação do paciente. O intuito do tratamento em câmaras hiperbáricas é auxiliar e acelerar o processo de cura, no entanto, cada organismo responde de maneira diferente e a velocidade de recuperação pode variar muito de um indivíduo para outro. 

Efeitos adversos são bastante difíceis de ocorrer nesse tipo de terapia, e estão diretamente ligados ao tempo de exposição e a pressão utilizadas. Assim, é preciso ter um profissional habilitado para avaliar o caso e administrar o tratamento.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário