sábado, 7 de novembro de 2009

CORNISH REX




Ele é a única raça felina de pelagem encaracolada com criação ativa no Brasil.

Denominado "Rex" por alusão a uma similar mutação verificada em coelhos, o Cornish Rex tem como principal característica o pêlo crespo e ondulado.

No passado, outras foram introduzidas, mas seus criadores acabaram abandonando a produção. Restou o Cornish Rex. Mesmo assim, criado em pequena escala. A estimativa dos dirigentes da gatofilia nacional é que haja em torno de dez pessoas no País se dedicando à procriação desse exótico gato.
Em sua terra natal, a Grã-Bretanha, embora bem mais comum, não pode ser considerado fenômeno de popularidade.
Lá ele registra pouco menos de 200 nascimentos ao ano, o que o coloca na posição de 19ª raça em número de filhotes nascidos e contabilizados pela principal entidade local, a Governing Council of the Cat Fancy (GCCF).
Já nos Estados Unidos, onde se concentra a mais populosa criação de felinos do planeta, o Cornish tem certo destaque: em 2004, foi o 11º gato em registros de nascimento na Cat Fanciers’ Association (CFA), o maior órgão mundial do segmento. Dono de um visual pitoresco, marcado por orelhas e olhos grandes, estrutura enxuta, corpo delgado, pernas longas e pelagem crespa, o Cornish não passa despercebido.
Este gato de tamanho médio – baixo tem o pêlo curto, de cor azul ou vermelho (por exemplo). Os seus olhos têm um tamanho normal, cabeça oval, orelhas um pouco grandes e cauda comprida. O Cornish Rex é muito esperto e amoroso, adora a sua família, e é muito ativo (adora brincar), também é conhecido como "Poodle cat" devido a sua pelagem encaracolada. Existem mais duas variedades: o Devon Rex, com pelo mais curto e áspero, e o Si-Rex, que apresenta padrões point dos siameses.
Metódico, essa raça adapta-se muito bem ao ambiente das pessoas que vivem em apartamento e, com facilidade, afeiçoando-se a todos os membros da família. Manso e tranqüilo, revela-se ágil e extremamente veloz quando decide correr.
Ideal para casas movimentadas, uma vez que o animal se sociabiliza facilmente mesmo com pessoas estranhas.



De maneira geral, é um gato caseiro, do tipo que se pode chamar “gato de colo”. Adequado como gato de estimação, um adorável gato caseiro que gosta de estar em família.

HISTÓRICO


Originário da Cornualha, Inglaterra, o Cornish Rex tem seus primeiros registros em 1950. O gatinho, de nome Kallibunker, foi cruzado com a própria mãe, e seus filhotes foram dessa vez cruzados com gatos Rex.
Posteriormente, novos cruzamentos foram feitos entre o Cornish e Havana, Azul da Rússia, Burmês, Siamês e Britânico de pelo curto. Esse grande cruzamento entre raças resultou na extensa gama de colorações do felino.
A raça foi oficialmente aceita e reconhecida no Reino Unido em 1967, enquanto nos EUA, apenas em 1979.

CUIDADOS

De pelo com textura aveludada, e que cai muito pouco, não é necessária a escovação do felino. A pelagem é frágil, este gato deve ser mantido quente e protegido do calor e frio extremos. 
 
Peso médio quando adulto
Entre os 2 e os 4 quilos.


Cores mais comuns
São aceites quase todas as cores. Com exceção dos bicolores, todas as cores são reconhecidas. Os gatos com pontas semelhantes às dos Siameses têm o nome de Si- Rex. Para o Cornish Rex, existem as variações Branco, Creme, Azul e Branco, Escama de Tartaruga, Canela e Prata, Chocolate, Fumaça Vermelho e Fumaça Azul.




Nenhum comentário:

Postar um comentário