sábado, 7 de novembro de 2009

VAN TURCO



Origem

O Van Turco é uma raça originária do lago de Van, região de altos planaltos ao leste da Turquia. Acredita-se que ele se originou dos Angorás Turcos que foram se adaptando a região do lago van. É uma das poucas raças naturais do mundo, onde apenas a natureza foi responsável por tão bela seleção. Os Van Turcos, ao contrário de seu primo Angorá Turco, têm marcações bastante peculiares na cabeça e cauda.
A raça foi descoberta pelo naturalista francês Lotin de Val em 1856 e importada para a Europa ainda no século XIX. A França recebeu seus primeiros exemplares na década de 30 mas a criação não evoluiu. Apenas em 1955 a fotografa
inglesa Laura Lushington começou uma criação séria a partir de um casal que ela ganhou em uma viagem à Turquia.
Afim de aumentar seu plantel ela importou mais alguns gatos, que tiveram que permanecer meses em observação e isolamento antes de poderem entrar no país. Deu-se início à seleção e criação desta raça na Inglaterra, cujo principal objetivo era torná-la mais sociável. Em 1969,  a quarta geração dos gatos de Mis. Lushington foi reconhecida pela GCCF e logo depois pela FIFE, o que deu à raça reconhecimento internacional. O primeiro Van Turco campeão foi Alanya. Nos anos 80 foi a vez dos Estados Unidos descobrirem este maravilhoso gato. Ele foi importado por Bárbara Reark, da Flórida e logo foi reconhecido pela TICA e CFA.
A raça continua rara no mundo inteiro. Na França, por exemplo, existem apenas 4 ou 5 criadores de Van Turco. Isto se deve a pouca divulgação da raça e do fato de suas ninhadas serem mínimas, de apenas 2 filhotes. Também  não aceita acasalamento com outra raça.


Características

A característica mais marcante do Van Turco,  é sem dúvida sua marcação. estes gatos apresentam uma pelagem de base branca com marcações ruivas na cauda e na cabeça. Na cabeça forma-se um desenho especial: são duas manchas ruivas separadas por uma listra branca, formando um V invertido. A cauda, em penacho,  é completamente ruiva, apresentando anéis de um ruivo mais intenso. É possível encontrar exemplares com alguma mancha no corpo mas nunca devem ter mais de 20% do corpo ruivo. Esta marcação é tão característica que quando presente em outras raças é chamada de Van. Por exemplo, se presente em um persa, teremos um persa van.
A cor tradicional é a auburn onde o corpo é branco e a marcação vermelha. Entretanto é possível encontrar van turco com marcações creme, azul, preta, escama de tartaruga, bicolor e tabby. Na Inglaterra apenas as cores Auburn e Creme são permitidas. Os filhotes podem apresentar marcações tabby que desaparecerão com o tempo.
Sua pelagem é semi-longa, sedosa, sem subpelo e impermeável. Seus grande olhos ovais  podem ser azuis, âmbar ou um de cada cor, delineados de cor-de-rosa, formando assim um par perfeito e harmonioso com sua pelagem. Pela ausência de subpêlo o van não apresentam nós ou queda de pêlo acentuada. É necessário escova-los apenas na época em que ocorre uma ligeira troca de pêlos, uma vez por ano.
O Van Turco é um gato medilineo, rústico e bastante musculoso, sobretudo os machos. Sua cabeça é em forma de cunha com orelhas bem aprumadas, grandes e retas, implantadas razoavelmente próxima a um nariz longo. O nariz e as almofadas plantares são cor-de-rosa. Diferencia-se do Angorá turco por ser mais pesado e, é claro, por sua marcação característica.
A raça tem uma saúde de ferro. Um dos poucos problemas associados a ela é a surdez em exemplares de olho azul. O único mal de origem genética conhecido é o Pectus Excavatum, ou seja, uma angulação incorreta das costelas que pressionam o pulmão e coração, provocando dores no peito. Existe tratamento cirúrgico para este mal.


Comportamento

O Van Turco é um gato afetuoso e inteligente. Apesar de aceitar a presença de outros gatos pode se mostrar agressivos, as fêmeas podem ser agressivas com os machos durante o acasalamento, o que pode algumas vezes dificultá-lo.
O Van Turco é extremamente ativo, ainda mais que os siameses. Devido a esta atividade são gatos que brincam com tudo, pedaços de papel, a chave do carro, água acumulada na pia.  Esta atividade toda os faz gastar bastante energia e necessitar de uma alimentação substancial para seu tamanho. São também fáceis de treinar para buscar e trazer objetos.
Bastante reservado, este gato não gosta de ser pego no colo nem de abraços apertados. Ele demonstrará seu afeto esfregando a cabeça em sua perna.
Por este motivo, caso o proprietário queira passear com eles deve ensina-los a andar de coleira desde filhote. Por não suportarem brincadeiras exaltadas e abraços apertados não é uma raça indicada para conviver com crianças. Se eles se sentirem incomodados vão revidar com unhadas. Estes gatos vivem bem em apartamento.
Um fato que espanta bastante nos Van Turco é que este gato não tem medo de água. Originário da região do lago van, ele teve que perder este medo para assegurar sua sobrevivência. Com efeito o único alimento disponível na região eram os peixes do lago. lendas contam que eles chegavam a nadar no lago van.
O Van Turco domésticos guardaram esta característica de seus antepassados e em sua maioria nascem gostando de água. Uma coisa precisa ser dita: eles gostam de água, não de nadar nela. Estes gatos apreciam brincar com água, não tem medo de se molhar, mas não espere um van turc pular em sua piscina, a menos que tenha sido treinado para isso.

PADRÃO OFICIAL
The International Cat Association (Tica)

Cores/Divisões/Categorias reconhecidas: Categoria Tradicional, Divisão Particolor, todas as cores, Somente padrão Van. (Nota: Vermelho/branco e creme/branco podem apresentar marcas tabbies, sem que tal fato seja possível de penalização. Tal fato se deve à dificuldade para se distinguir entre um autêntico vermelho e um vermelho tabby em um gato com padrão Van.)
Descrição Geral: o Turkish Van é um gato de constituição muito sólida, de pelagem semilonga, com o manto variando de acordo com a estação do ano, peito e ancas muito largas. O poder e a força da raça são evidenciados pelo corpo substancial e pelas pernas poderosas. Uma das características mais marcantes é o distinto padrão e marcação. O Turkish Van possui um temperamento essencialmente impositivo e é de natureza afável. Deve parecer alerta, saudável e estar com grooming impecável; deve, também, estar limpo, disposto e preparado para o manuseio, livre de parasitas de qualquer natureza. Os machos devem ser maiores e mais imponentes; as fêmeas possuem tamanho de médio à grande e excelente balanço e equilíbrio. Durante o manuseio, não se deve conter os movimentos com força, pressionando o corpo do animal; deve ser aplicada, apenas, uma pressão firme e segura. Sentem-se mais confortáveis e se mostram melhor quando são deixados sozinhos sobre a mesa de julgamento (se o temperamento assim o permitir).
Cabeça: a cabeça tem a forma de cunha modificada, larga nos machos e semilarga nas fêmeas. A cabeça é minimamente mais longa do que larga. O focinho tem formas harmoniosas, em proporção com a cabeça, com break definido, mas não excessivo, na área de inserção dos bigodes (em gatos com pelagem completamente desenvolvida deve ser sentido com os dedos). A mordida deve ser parelha e o queixo é arredondado. A cara não deve manter nenhuma semelhança com a de uma raposa. As bochechas são altas e o perfil é "esculpido" com uma reentrância ou um suave stop na altura dos olhos. O nariz apresenta uma curva que aponta para baixo. não existe nenhum ângulo agudo na cabeça. O pescoço é medianamente curto e musculoso.
Olhos: os olhos são grandes e expressivos. Têm o formato de caroço de pêssego ou de noz, colocados no meio do rosto, levemente oblíquos. Os olhos podem ser azuis, âmbar ou odd (um de cada cor). Permite-se que os olhos sejam verdes, mas se dá preferência àqueles em tonalidade âmbar. Não devem ser penalizados gatos com menos de 18 meses de idade e que apresentem cor de olhos desmaiada ou pouco intensa. As bordas dos olhos são rosadas, a menos que tenham a coloração de spots eventuais e aleatórios
Orelhas: as orelhas são grandes, colocadas relativamente altas na cabeça, voltando-se suavemente para os lados. A altura é igual à distância que as separas.
Corpo: o corpo é longo, grande e substancial. A caixa torácica é levemente arredondada, sem porções achatadas. O peito é cheio e largo e o corpo se estreita suavemente para a região pélvica, que deve ser bastante forte. O desenvolvimento muscular deve ser vigoroso. Deve dar a sensação de peso e de firmeza ao toque. Não deve ser penalizada pele solta entre as patas traseiras. Os machos são maiores e mais imponentes; as fêmeas são mais delicadas. Os filhotes não possuem o toque firme e musculoso dos adultos.
Pernas e Pés: as pernas são colocadas afastadas, médias em comprimento e em ossatura. As patas traseiras são mais longas do que as dianteiras. As pernas são elegantes e musculosas, afilando-se para pés arredondados. Os dedos dos pés possuem fartos tufos de pêlo. O couro do nariz é pink, exceto onde ocorram spots eventuais e aleatórios.
Cauda: a cauda tem o formato de "pluma" ou "pincel"; de comprimento médio e em proporção com o resto do gato. A cor deve ser contínua desde a cauda até a ponta. Em gatos tabbies, deve apresentar anéis e ser mais escura na parte de cima. A cor pode se estender pelas ancas (Os pêlos devem ter, pelo menos 50mm de comprimento em gatos adultos.)
Cor e Padrão: a cor deve ser branco-giz, sem nenhum traço de amarelo. A marcação segue o Padrão Van (o que significa que o gato possui uma "chama" na cabeça e cauda de cor, com corpo branco). Uma brilhante mancha branca (blaze) deve se estender pelo nariz até a testa indo, pelo menos, até às orelhas. A marcação é idealmente restrita à cabeça e à cauda, mas alguns exemplares podem apresentar spots (manchas) aleatórios em até 20% do corpo do gato (incluídas a cor da cabeça e da cauda), sem nenhuma penalidade. Não devem ser penalizados gatos em que a cor se estenda além da cabeça ou das ancas e spots aleatórios. Os cremes e vermelhos possuem marcas tabbies; outras cores são verdadeiras, seguindo as características da Descrição de Cores. A cor da cabeça pode estar presente em apenas um ou em ambos os lados.
Couro: Todas as partes recobertas com couro são rosadas, com exceção daquelas partes em que há spots.
Observações Gerais: o gene do spotting branco está presente e pode se manifestar através de manchas em forma de retalhos nas partes de cor, sobre um dos olhos, fazendo com que a íris seja azul, ou, ainda, como um pequeno spot na ponta da cauda. A ocorrência de surdez não é reconhecida nessa raça.
Pelagem: a pelagem é impermeável, resistindo à água, com pêlo semilongo, obedecendo a variações sazonais. A textura é macia, similar à do veludo. A pelagem de verão não é tão macia quanto a de inverno, que é mais farta, cheia, longa e macia. O subpêlo não deve ser encaracolado. O desenvolvimento completo da pelagem acontece em gatos com mais de dois anos, com manto de inverno. Durante o verão, a pelagem é mais curta, com exceção da cauda. Os pêlos permanecem levemente afastados do corpo. É desejável que os pêlos da barriga e das coxas traseiras tenham aspecto e textura esvoaçantes.
Penalização: branco amarelecido; cor em mais do que 20% do gato; falta da chama branca no rosto.
Desclassificação: condições físicas desfavoráveis; padrão bicolor; adultos com tamanho extremamente pequeno.
Verificar Regulamentos de Exposição da FCGB, disposições a respeito de penalização/desclassificação a que estão sujeitos todos os exemplares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário