sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SAVANNAH



 História



Savannah é o nome que se dá a determinada raça de gatos.
É um híbrido entre o gato doméstico (felis sylvestris catus)e o serval africano (Leptailurus Serval). Possui esse nome pelo fato do serval ser um animal típico das savanas e também porque é o nome do gatil que criou a raça. Pelo fato da raça ser resultante do cruzamento de espécies diferentes, a maior parte dos animais é estéril, o que a torna uma raça muito rara.
O primeiro registro de um híbrido entre Serval Africano e Gato Doméstico ocorreu em 1986 por Judee Frank. Savannah era o nome da fêmea F1 resultante deste cruzamento e também é o nome das planícies da África, onde vive o Serval. Esta fêmea não foi utilizada na reprodução. A partir de então, muitos criadores tentarão produzir híbridos entre estas duas espécies.
Patrick Kelley, um dos proprietários de híbridos passou a contactar vários proprietários de Serval Africano com a perspectiva de formar uma nova raça. Um destes contatos foi com a criadora Joyce Sroufe, do gatil A1 Savannahs, que além de conseguir produzir os híbridos com sucesso, foi a primeira pessoa a obter machos férteis após a quinta geração. Assim, lhe foi atribuído o crédito da fundação da raça. Joyce também apresentou a raça pela primeira vez ao público através de uma exposição em Westchester, NY em 1997 e foi mentora de vários criadores lhes fornecendo padreadores férteis.
Apesar do trabalho com o desenvolvimento da raça ter começado em 1994, somente em 2000 o Savannah foi registrado na TICA como Experimental New Breed. Lorre Smith foi a primeira responsável pela raça Savannah na TICA e contribuiu muito para o registro da raça. Em maio de 2008 o status da raça passará à Advanced New Breed.


Características

Os gatos dessa raça possuem um porte intermediário ao do gato doméstico e ao do serval, sua cabeça possui formato triangular, orelhas esguias e de tamanho grande, e a pelagem prateado, dourado ou marrom. formada por manchas iguais a do serval, porém, a cor do pelo pode variar entre
Ape­sar de bas­tante rara, a raça é aceita pela The Inter­na­ti­o­nal Cat Asso­ci­a­tion (TICA), tem cerca de 20 cri­a­do­res e uma enti­dade fun­dada para divulgá-la, a Simba, sedi­ada em Geor­ge­town, no Texas. Segundo o pre­si­dente da Simba, a raça não tende a ultra­pas­sar 200 exem­pla­res devido, sobre­tudo, às difi­cul­da­des impos­tas pela repro­du­ção interespécies.
Nem sem­pre as ninha­das vin­gam, a fêmea tem a gra­vi­dez inter­rom­pida e a maior parte dos filho­tes machos nasce esté­ril. Além do Savan­nah, exis­tem mais duas raças híbri­das regis­tra­das pela TICA, que são o Chau­sie e o Ben­gali. 
Como se trata de um animal híbrido, cada geração de Savannah é denominada pela letra F seguida de um número, que identifica a geração de distância do selvagem a qual o animal pertence. Animais resultantes diretamente do cruzamento do Serval Africano com o Gato Doméstico são denominados F1. Quando um F1 é cruzado novamente com um Savannah, resulta na geração F2. E assim por diante. Devido serem animais híbridos de duas espécies diferentes, os machos são geralmente estéreis até a quarta geração de distância do selvagem.
 
Exemplos:

F1 (Primeira Geração)
Serval x Savannah
 > 50% Serval  (pai Serval)
F2 (Segunda Geração)
F1 x Savannah
 > 25% Serval  (avô Serval)
F3 (Terceira Geração)
F2 x Savannah
 > 12.5% Serval (bisavô Serval)

Algumas raças domésticas foram utilizadas na formação do Savannah. Entre elas a raça Bengal. Assim também são encontrados traços do Gato Leopardo Asiático no Savannah. Após maio de 2004 (mudança no standard da TICA) a único cruzamento permitido para esta raça além do Savannah x Savannah é o cruzamento com o Serval Africano.
Misturar duas espécies diferentes é uma tarefa muito difícil. É necessário um grande plantel além de muito tempo dinheiro e dedicação para produzir híbridos de primeira geração. A criação da raça Savannah, só foi possível graças a alguns criadores que passaram anos trabalhando com as dificuldades desta meta. Geralmente o Serval não se interessa em cruzar com uma fêmea de outra espécie ou quando cruza, as fêmeas não tem a ninhada. O tamanho das duas espécies é muito diferente, assim como o período de gestação (aproximadamente 75 dias para o Serval e 60 dias para o gato doméstico). Isso pode levar ao nascimento de filhotes prematuros ou ainda filhotes que requerem cuidados 24 horas por dia durante semanas. A dificuldade na obtenção das primeiras gerações, aliadas a eles serem um pet raro e com características únicas, explica preço de mercado destes animais.



 Temperamento

Ape­sar das raças híbri­das pos­suí­rem mui­tos tra­ços dos gatos sel­va­gens, seu tem­pe­ra­mento é dócil como de um cachorro, inclu­sive podendo alcan­çar o tama­nho de um de porte médio. Seu preço pode alcan­çar a casa dos 3 mil dólares.
Este gato de tamanho avantajado apresenta uma pelagem exótica e e um magnestismo na sua aparência  e movimento. Ao mesmo tempo que se parece com um animal selvagem, ele tem um temperamento dócil, usa a caixa sanitária e pode ser facilmente treinado para andar na coleira, fazer agility ou brincar de trazer de volta objetos arremessados. O Savannah apresenta o melhor dos dois mundos: selvagem e doméstico. 
Os Savannahs podem ser considerados uma versão menor do Serval Africano, com a vantagem do temperamento doméstico.
Os Savannahs podem ser comparados aos cães quanto ao companheirismo, costumam seguir os donos pela casa inteira e são muito interativos. Eles costumam cumprimentar as pessoas esfregando delicadamente a cabeça nelas. Cheios de energia e sempre prontos para brincar, eles são excelentes companheiros para crianças, sendo um excelente pet de estimação.
Outra característica é a habilidade para saltar. Eles podem subir facilmente nos lugares mais altos da casa. Eles adoram brincar com água, freqüentemente colocam suas patas ou mergulham seus brinquedos na vasilha de água.
Eles são muito inteligentes, o que faz de cada dia em sua companhia uma experiência gratificante.  

CUIDADOS

Os Savannahs necessitam dos mesmos cuidados dispensados a um gato doméstico. Devido às primeiras gerações (F1, F2 e F3) apresentarem um tamanho avantajado e crescerem rapidamente, é aconselhável que a ração seja de excelente qualidade. Apesar de seu tamanho, o Savannah não come muito. Os membros longos fazem com que ele pareça maior do que o que seu tamanho real.
A pelagem curta faz do Savannah um pet de fácil manutenção.  




Peso médio quando adulto
Entre os 4,5 e os 11 quilos.

Cores mais comuns
Manchas tipo serval, nas colorações prateado, dourado e castanho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário