sábado, 7 de novembro de 2009

MAU EGÍPCIO





O Mau Egípcio é uma raça de gato que descende de animais originários do Antigo Egipto, que eram considerados semi-deuses em virtude da veneração à deusa Bastet.Podem ser vistos em papiros e construções egípcias anteriores a 1000 a.C.. A princesa Troubetzkoï levou exemplares para a Europa e a raça foi desenvolvida nos Estados Unidos a partir desses exemplares europeus.
Essa raça foi relativamente extinta, no entanto, têm sido feitos cruzamentos na Europa para se criarem gatos que apresentem os padrões existentes nessa antiga raça. Esta linhagem baseou-se originalmente em gatos rajados produzidos durante a criação dos Siameses Tabby Point.
O seu aspecto é perfeitamente balanceado entre esbelto e roliço. A sua cabeça triangular é levemente arredondada. O focinho não é pontudo e os seus olhos são oblíquos, de formato oval, geralmente de cor verde.  
Este gato de tamanho médio tem o pêlo de tamanho normal e de variadas cores (como por exemplo preto ou azul, no caso de gatos com uma só cor) tem os olhos grandes e esverdeados, e tem a cauda comprida (mas não tão comprida como a de muitos gatos). Provavelmente um dos gatos mais espertos do mundo, o Mau Egípcio é muito activo e amoroso, e também é muito esperto.
Existem três cores, tendo exemplares prata, bronze e preto fosco. A cor principal é composta de pêlos listrados com pontas pretas. Pelo menos duas listras devem ser visíveis em cada pêlo. A coloração preta pode modificar para um marron claro se o gato for exposto ao sol forte por muito tempo. Todas as pigmentações possuem a usual padronagem malhada associada aos tabbies. As próprias manchas devem ser claramente definidas. As malhas são redondas e distribuídas de modo uniforme por todo o corpo do gato. Há também os chamados "botões de colete" no peito e barriga. Em filhotes recém-nascidos, as malhas tendem a ser menos definidas. O contraste na coloração destes gatos leva até dois anos para desenvolver-se completamente. A base dos pêlos é esbranquiçada e as pontas pretas, criando um contraste quando o gato se movimenta.
 
Temperamento

É um gato doméstico de temperamento calmo. Esperto e dedicado, possui laços afectivos extremamente fortes com os seus donos.
Ele é bastante leal, mas só irá obedecer realmente ao dono, ignorando assim completamente as outras pessoas. Se viver sozinho ou só com mais uma pessoa, então este gato pode ser o gato ideal para ter como companhia, e também é fácil de o manter limpo.
O Mau Egípcio é um gato tranqüilo, comparado com os de raças orientais. É muito gracioso e elegante.
As fêmeas tendem a ser menores que os machos. São gatos de tamanho médio e chegam a pesar quando adultos 4,5kg (machos) e 3,5kg (fêmeas).



Origem e história
 

Os gatos da raça Mau Egípcio foram desenvolvidos nos Estados Unidos a partir de raças européias. Teve suas raízes na área do Mediterrâneo. Tendo-se apaixonado pelos gatos que ostentavam essas marcas, a princesa Troubetskoy obteve uma fêmea no Cairo e a acasalou com um gato italiano, produzindo dois filhotes. Em 1956, a princesa levou seus filhotes Mau Egípcio para os Estados Unidos, onde a raça foi registrada e exposta pela primeira vez no ano seguinte.

Por ser oriundo do Cairo, possivelmente descende dos gatos sagrados do antigo Egito cuja esfinge era mantida por todas as famílias como um deus do lar. Foi considerado sagrado durante muito tempo e protegido pelo Estado estando sua exportação proibida, só em 1950 os primeiros três exemplares da raça saíram do Egito da mão do Embaixador Egípcio na Itália. 


Cuidados

Os Maus são ideais para donos com outros animais, já que são receptivos ao convívio com cães e outros gatos, mesmo que do mesmo sexo.

Curiosidades


A raça faz uma figuração no filme Mulher Gato, no qual aparece como animal de estimação da personagem principal Patience, vivida pela atriz Halle Berry. 
  Muitos deles têm o hábito de beber água não diretamente do potinho mas fazendo um copinho com a mão e levando-a a boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário