sábado, 7 de novembro de 2009

JAVANÊS



História

O Javanês é originário da Grã-Bretanha e resultou de um programa de criação que tentou recriar o Angorá tradicional em 1973. Os gatos sob esta denominação, são contudo alvo de alguma controvérsia, visto não existir uma unanimidade quanto às características iniciais que os distinguem. Na Grã-Bretanha, o nome Javanês advém dos gatos provenientes de um programa de criação cujo objectivo era a recriação do Angorá. Na América do Norte, o nome está associado a formas de Balineses que não apresentam os quatro tradicionais points dos Siameses, enquanto que na Nova Zelândia são as formas uniformes e manchadas que caracterizam o Javanês. Em 1984, a raça ganhou o estatuto de Campeão. Em Outubro de 1989 o nome da raça foi alterado de Angorá para Javanês para ficar mais conforme ao seu aspecto oriental. O Javanês foi recentemente introduzido nos Estados Unidos, onde já é um Supreme Grand Champion.

Temperamento 

Apresenta as características típicas de um gato oriental, sendo gracioso, ágil e amistoso.
Para o ágil Javanês, importante é ter um plano de atividades em que se ocupar. É um gato ativo que encontra a felicidade quando está envolvido em alguma tarefa. A falta dela, e sempre que o meio envolvente o permite, não se apoquente, pois dedicar- se-á à caça. Não se assuste se começar a receber provisões para a despensa no capacho da sua porta. Coisas de gato!

Descrição 

Há, todavia, características que os unem, ou não fossem ambos geneticamente moldados com base em gatos asiáticos. Do Oriente ficou-lhes a graciosidade, os olhos rasgados a apontarem para o nariz, a agilidade e um feitio amistoso. Também o corpo é longo e esbelto que se estende por uma cauda, entre o médio e o longo, e tufada. Coroam a cabeça triangular, umas orelhas grandes e pontiagudas.

Tipo de Pêlo

Semilongo, fino, macio e sedoso, alcançando maior comprimento na cauda.
Permitindo uma vasta variedade de cores, a sua pelagem é maioritariamente de uma só tonalidade, mais ou menos uniforme, com marcas de cor nas extremidades. Uma beleza, em qualquer das marcas javanesas, até porque as diversas cores pintam um pêlo longo e muito sedoso.
 

Variantes

O Javanês Canela é o mais usual, no entanto já foram criados mais padrões e cores.
Este gato cujo pêlo pode ser de variadas cores foi criado no final dos anos setenta. Apesar do seu aspecto, ele é até muito resistente e ágil, e até bastante esperto. O Javanês é muito amoroso e adora o seu dono. Tratar dele e mantê-lo limpo não dá muito trabalho, mas é melhor que não lhe falte nada, senão ele não pára de miar até que ele tenha o que quer.


Adapta-se a qualquer casa, o que faz dele um belo gato para se ter em família, principalmente quando se tem crianças em casa.

Peso médio quando adulto
Entre os 2 e os 6 quilos

Cores mais comuns
Canela. embora existam gatos desta raça de outras cores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário