sábado, 21 de novembro de 2009

HOMEOPATIA EM GATOS




 A homeopatia já tem novos adeptos: os animais de estimação. E tratar cães e gatos por esta especialidade médica promove a qualidade de vida dos bichos. É o que afirma o veterinário homeopata Célio Morooka.
“A recuperação do animal é mais rápida e ele fica livre dos indesejados efeitos colaterais de alguns medicamentos. O ganho também é mental porque o cão ou gato demonstram felicidade”, explica o veterinário.
Na década de 80, usava-se a homeopatia apenas para doenças crônicas nos animais de estimação. Para gatos, os casos mais comuns são rinotraqueíte (infecção respiratória grave).
Casos agudos e crônicos são tratados com a mesma eficiência e rapidez pelos medicamentos homeopáticos. Problemas como gastroenterites, inflamações, otites, pneumonias e outros quadros agudos respondem bem ao tratamento homeopático administrado por um profissional experiente.
Usualmente os casos que chegam ao veterinário homeopata são crônicos e muitas vezes terminais. O que de modo algum nos desanima, pois são nestes casos que temos o maior número de sucessos, fazendo com que os donos de animais e os próprios colegas alopatas indiquem mais frequentemente o tratamento homeopático.
Cada vez mais cedo os animais estão apresentando doenças degenerativas e crônicas que tanto angustiam o proprietário e o clínico, que muitas vezes se vê limitado em sua ação pela medicina tradicional. Estes casos demandam tratamentos caros e às vezes invasivos ou com efeitos colaterais indesejáveis.
Nos casos de animais idosos a situação é parecida , somando-se ao fato de que estes estão mais sujeitos às falhas de órgãos vitais, disfunções glandulares e desenvolvimento de tumores.
O tratamento homeopático tem por objetivo equilibrar o organismo como um todo, ativando a energia vital dos seres vivos, regulando o sistema imunitário, as funções glandulares e os órgãos.
Este equilíbrio promovido pelo medicamento homeopático inicia-se na esfera emocional e  age de dentro para fora, promovendo a cura nos casos em que ela ainda é possível ou uma melhora geral das funções orgânicas em casos de lesões irreversíveis.
Nos casos em que há lesão irreversível de algum órgão ou glândula, a Homeopatia também se mostra muito útil dando uma qualidade de vida melhor ao animal, evitando o uso de medicamentos químicos que provocam efeitos colaterais e auxiliando no funcionamento destes órgãos e glândulas e na eliminação de compostos tóxicos do organismo.
Os gatos, animais silvestres e aves têm se beneficiado muito com os medicamentos homeopáticos, pois eles reagem rapidamente ao tratamento e não há o risco de intoxicação, muito comum nestas espécies.




PORQUE? 
 
A cada dia que passa, cresce o número de adeptos às medicinas chamadas “naturais”. Preocupados com os efeitos colaterais causados pelos medicamentos comumente receitados, muitos procuram nas terapias alternativas outros caminhos para se tratarem. E acabam fazendo-o também para seus animais de estimação.
A homeopatia é um bom exemplo. Seu uso em cães, gatos, cavalos, bois, pássaros, etc., pode parecer uma novidade, mas é tão antigo quanto sua aplicação em seres humanos.
Muitos gatos são levados ao consultório de um Veterinário Homeopata. Os motivos são os mais diversos. Variam desde um proprietário insatisfeito com tratamentos anteriores à base de antibióticos, cortisona, etc., até aqueles que recorrem à Homeopatia em verdadeiro desespero, como última tentativa.

COMO?
 
Durante a consulta homeopática, o proprietário deverá fazer um minucioso relato sobre o problema do seu animal, bem como de suas características comportamentais. Tudo isso é muito importante, pois dizemos que para a homeopatia não existem “doenças”, mas sim “doentes”. O veterinário precisa conhecer a fundo seu paciente para poder tratá-lo. 
O medicamento homeopático não é receitado apenas visando a solução de um problema localizado em um órgão, mas sim buscando o equilíbrio como um todo. Assim, evitamos o risco de melhorarmos uma parte e piorarmos outra, o que frequentemente observamos no tratamento alopático (convencional).

QUANDO?
 
A homeopatia representa uma alternativa de tratamento para um grande número de problemas que acometem os animais em geral. Poderíamos citar, a título de ilustração, as diversas formas de alergias, de infecções crônicas de ouvidos, problemas de coluna, entre tantos outros.
Muitas doenças agudas também podem ser tratadas pela homeopatia, como a parvovirose, a cinomose e as gastroenterites em geral.

ONDE?
 
Não podemos negar que existe um verdadeiro modismo em torno das terapias alternativas. Por um lado esta moda pode ser bastante positiva, pois tenta resgatar o uso de substâncias naturais e sem efeitos colaterais. Mas, por outro lado, abre campo à prática do charlatanismo.
Uma vez feita a opção de tratar seu gato pela Homeopatia, procure um veterinário com curso de especialização. Somente ele será capaz de realizar um verdadeiro tratamento Homeopático. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário