sábado, 7 de novembro de 2009

BOBTAIL JAPONÊS



Símbolo da boa sorte na vida doméstica, o Bobtail Japonês tem muitos séculos de história. Com cauda de coelho essa raça de origem japonesa é bastante amigável.
A cauda é uma característica evidente da raça Bobtail Japonês. O nome Bobtail vem da expressão “bobbed tail", que significa cauda cortada. De fato ele possui uma cauda com no máximo 8 ou 10 cm de comprimento.
De tamanho médio alto, este gato de pêlo suave (longo ou curto, de cores variadas como branco ou preto) tem os olhos e orelhas grandes, e o seu nariz é longo. Existem escrituras que referem este animal com mais de dois mil anos (no mínimo).
Em relação as cores do Bobtail Japonês, as mais apreciadas são a preta, branca e vermelha, seja em cor única ou nas combinações bicolor ou tricolor. Estas são conhecidas no Japão como por Mi-ke (feliz). São aceitos também os Bobtails de cores diferentes, desde que o desenho da pelagem não seja como os do Siamês ou do Abissínio. Sua coloração é uma característica bastante significativa, pois tem o formato escama-de-tartaruga e as manchas podem ser pretas avermelhadas e brancas.

Com corpo esguio, mas dotado de boa musculatura, o Bobtail Japonês é um gato elegante. As suas pernas são compridas e esguias, sendo que as traseiras mais compridas do que as dianteiras. Possui pêlos de comprimento médio, macios como seda, mas resistentes.

TEMPERAMENTO

Amigável e com muita personalidade, essa raça é companheira e muito inteligente. Este gato muito ativo é bastante leal, e adora a companhia do seu dono.
O problema é que ele requer muita atenção, mas dá-se bem com toda gente (animais inclusive). É fácil de escová-lo e é muito querido para se ter em casa, mas a sua necessidade de interagir com o dono pode torná-lo um pouco difícil de aturar. Curioso e afetuoso, não tem dificuldade de ambientação e se adapta tanto à vida em apartamento quando ao ar livre. Ideal para quem pretende ter um felino como companheiro de estimação.

ORIGEM E HISTÓRIA


Gatos com caudas deformadas estão bem documentados em várias partes da Ásia: os genes responsáveis por essa mutação foram provavelmente introduzidos com os primeiros gatos levados da China para o Japão há cerca de 1.000 anos. Os gatos asiáticos com caudas curtas e eriçadas podem compartilhar de um ancestralidade comum com o Bobtail Japonês, mas não existe ligação nenhuma entre o Bobtail e o Manx. Atualmente, sabe-se apenas que ocorreram mutações inteiramente distintas.
No Japão, seu país de origem e local onde possui uma extensa história, essa raça é considerada o símbolo da amizade. Quando está sentado, é comum levantar uma das mãos, esse gesto, segundo a crença popular japonesa, traz boa sorte. Essa crença é tão levada a sério pelos japoneses que, é comum vermos gravuras e modelos dos "gatos que acenam" nas portas de estabelecimentos japoneses para saudar os visitantes.
Embora o Bobtail tenha raízes no extremo Oriente do século VII, apenas recentemente os japoneses se mostraram interessados em expor esta raça. Foram os americanos, no final da década de 1960, os responsáveis pela sua maior divulgação. Contudo, esta raça ainda é considerada rara.

CUIDADOS


Ideal para pessoas alérgicas uma vez que solta pouco pelo.
O felino gosta bastante de água, logo, o dono não vai ter problemas na hora de dar banho no animal.

CURIOSIDADES


É comum o animal levantar a pata dianteira quando é acariciado.
O Bobtail possui as patas traseiras maiores que as dianteiras.
Antes de cair no gosto popular, o gato era criado pela corte japonesa e pelas famílias mais abastadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário