quinta-feira, 12 de novembro de 2009

TONQUINÊS


 

História

O Tonquinês é por uns visto como um híbrido e por outros como uma raça por direito. Obtido a partir do cruzamento entre o Siamês e o Burmese, o Tonquinês surgiu em meados do século XX.

Mas por ser relativamente recentes, as ninhadas de gatos desta raça ainda são compostos por Tonquineses, Siameses e Burmeses. A raça foi desenvolvida no Canadá, onde foi por isso reconhecida.

Esta raça é a opção ideal para quem quer um Siamês de contornos mais suaves ou um Burmese mais leve. Os seus olhos "aqua" ajudam a que seja uma raça muito popular, apesar de não ser reconhecido como tal por algumas associações de felinicultura internacionais, tais como a FIFe.


Temperamento 

O Tonquinês tem a personalidade de um gato Oriental, mas sem as reacções mais incisivas do Siamês. É um gato inteligente e muito dependente dos donos. Gosta de estar sempre acompanhado e acredita que a função dos donos é apenas mimá-lo. Tem um temperamento semelhante ao dos cães, pois recebe os donos quando estes chegam a casa e detesta ficar sozinho.

São gatos ativos e acrobáticos, cujas brincadeiras entretêm os donos. São bastante exploradores, por isso é necessário tornas a casa “à prova de gato”. São teimosos e aconselha-se um treino consistente.
 
Os gatos da raça tonquinês são belos, muito agradáveis e vêm conquistando cada vez mais admiradores. De caráter afetuoso e sociável são muito inteligentes. Gostam de longos passeios e, perigosamente, de permanecer perto de automóveis por associa-los às pessoas. Por sua genética, no cruzamento entre tonquineses, apenas a metade da prole será de representantes da raça.

Descrição

O Tonquinês deve ser um gato de porte médio, nem esguio, nem compacto. Musculoso, o Tonquinês é mais pesado do que aquilo que aparenta ser.

A cabeça tem contornos redondos e é mais longa do que larga. As orelhas são de tamanho médio, com pontas ovais e em posição de alerta. Os olhos contribuem para a expressão atenta do Tonquinês. Esta raça é famosa pela cor de olhos aqua, um azul muito claro e límpido cuja beleza é realçada com a luz natural. Contudo, é também aceite uma tonalidade verde nos olhos quando combinados com determinadas pelagens.

A pelagem do Tonquinês tem um comprimento entre o médio e o curto, entre 2,5 e 5 cm. O pêlo é fino, suave e sedoso, com um brilho lustroso.

O Tonquinês apresenta várias cores para a pelagem, sendo uma delas exclusiva da raça: Vison (Mink). Este termo refere-se ao facto de o gato escurecer com a idade. Todas as pelagens vison devem acompanhadas por olhos aqua.

Tipo de Pêlo

Cores permitidas no Tonquinês

  • Vison Natural (Natural Mink) – Também conhecido como Vison Castanho, diz respeito a um castanho médio com as extremidades castanhas escuras. É acompanhado de um nariz castanho escuro e almofadas das patas são de um castanho médio a escuro e podem ter uma tonalidade rosada.
  • Azul Vison – O corpo é azul acizentados e as pontas são azul mais escuro. O nariz é azul acizentado, bem como as almofadas, mas estas podem ter uma tonalidade rosada.
  • Champanhe Vison – O corpo é creme a bege, sendo aceitável alguns pêlos de cor avermelhada. As extremidades devem ser castanhas e o nariz é canela acastanhada. As almofadas são canela com uma tonalidade rosada ou acastanhada.
  • Platina Vison – A pelagem é prateada, clara e com alguns apontamentos mais quentes. Não é permitido branco ou creme. As extremidades são cinzentas.
  • Natural Sólido – Castanho    
  • Natural Point – Fulvo a creme
  • Blue Sólido – Azul ardósia
  • Blue Point – Cru com sombreado cinzento
  • Champagne Sólido - Dourado
  • Champagne Point – Marfim
  • Platinum Sólido – Cinzento pomba
  • Platinum Point – Branco pérola

Saúde e Higiene

O Tonquinês é uma saudável, sem graves problemas genéticos conhecidos. Partilham contudo alguns problemas com os Siameses. Gengitives são algo comum na raça, por isso aconselha-se a utilização de escovas suaves para lavar os dentes.

São também bastante sensíveis à anestesia, sobretudo enquanto pequenos.

A pelagem do Tonquinês não exige muita manutenção. O pêlo curto deve ser escovado regularmente.
 
Peso médio quando adulto
Cerca de 3 quilos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário