terça-feira, 1 de dezembro de 2009

DOIS BEBÊS

Hoje recebi de presente de uma colega, dois filhotes de gato, machinhos da cor amarela, tem mais ou menos um mês de idade, são pequerruchos umas gracinhas. O meu maior receio é deixá-los passar fome, já que pela idade, os dentes ainda não nasceram, estão apontando na gengiva, por isso pesquisei na internet e achei interessante passar para quem se interessa umas dicas de como alimentar gatos filhotes.

A função da papinha desmame ou do alimento umedecido nesta fase da vida é a de fazer uma transição suave da alimentação líquida (leite materno) para a alimentação sólida (ração seca para gatos filhotes) sem prejudicar nutricionalmente o gatinho.

As necessidades energéticas dos filhotes são 2 a 3 vezes superiores às de um gato adulto em manutenção pois os filhotes possuem uma capacidade estomacal reduzida. Um alimento concentrado, portanto altamente energético é particularmente indicado.

No início do crescimento os filhotes digerem mal o amido devido a baixa atividade das enzimas digestivas, desta forma se um alimento para gatos adultos (rico em amido) for utilizado para um filhote poderá ocorrer diarréia.

Além da grande exigência em proteínas, os gatos necessitam receber um acréscimo do aminoácido taurina. Uma carência prolongada em taurina favorece o aparecimento de cegueira e problemas cardíacos.

Os produtos para gatos não podem ser carentes em proteína pois podem causar perda da massa muscular e queda de resistência do animal.

Contudo a carência em ácidos-graxos pode ocasionar problemas de crescimento e reprodução.

Assim sendo, os alimentos para gatos devem ser balanceados para cada fase de vida.

Algumas semanas após o desmame, a maioria dos gatos perdem a capacidade de digerir a lactose (açúcar do leite), e o leite (mesmo sendo o de felinos) não é apropriado após o desmame pois transforma a consistência das fezes dos gatos deixando-as amolecidas ou até mesmo diarréicas.

Transição do leite para o alimento seco:

A transição do leite para um alimento seco se faz de maneira progressiva através da papinha desmame ou da mistura de alimento seco para gatinhos com um volume idêntico de água ou de leite para gatos na temperatura de 60·C. Deixar esta mistura esfriar até obtenção de uma refeição à temperatura ambiente e servir a papinha dentro de no máximo 1 hora após o preparo.

Durante as semanas seguintes, a reidratação dos croquetes (no caso da utilização de alimento para gatinhos umedecido) é progressivamente reduzida até a administração de uma refeição seca na idade de 8-9 semanas.

Deve-se dividir a quantidade diária recomendada de papinha ou de croquetes umedecidos em 3-4 refeições ao longo do dia até o fim do desmame e depois 2 refeições ao dia (alimento seco para gatos filhotes).

A papinha desmame ou o alimento para gatinhos utilizados neste período devem possuir uma alta digestibilidade, matérias-primas de alta qualidade, principalmente proteínas e gorduras de origem animal para assegurar uma boa nutrição aos filhotes nesta fase de transição alimentar.

Outras dicas

• Não alimente o gatinho somente com peixes, pois isso poderá causar deficiência de vitamina.
• Não forneça somente carnes, pois correrá o risco de provocar deficiência de cálcio e vitaminas
• Não dê alimentos específicos para cães, porque este alimento não é balanceado para gatos.
• Deixe dois potes à disposição do gato, um com ração e o outro com água. Tome cuidado para não comprar potes muito fundos, o ideal são tigelas pequenas e rasas.
• Se o seu gatinho sempre deixa ração no pote e depois de pouco tempo pede mais, comece a dar porções menores de comida. Alguns gatos preferem comer pouco, mas várias vezes ao dia.
• Não alimente os gatos com clara de ovo crua: ela contém avidina, que neutraliza a biotina.
• Não dê carne crua, para evitar a toxoplasmose.
• Comida gordurosa é péssima para os gatos tanto quanto para os humanos.
• Açúcar não só estraga os dentes como engorda; além disso, alguns alimentos, como o chocolate, são tóxicos para o gato.






Nenhum comentário:

Postar um comentário