domingo, 13 de dezembro de 2009

DESMAME DOS FILHOTES



 Os gatos nascem com os olhos fechados, estes vão abrir ao fim da primeira semana de vida. Nesta altura, os gatos ainda não vêem bem. A sua visão melhorará gradualmente e estará perfeitamente estabelecida uns dias depois.

Os gatos recém nascidos são exclusivamente amamentados pela mãe até cerca das quatro, cinco semanas de vida. Nesta altura, começam a mostrar interesse por outros alimentos, cujo cheiro começa a despertar a sua atenção.


Assim que nascem, os filhotes já são capazes de encontrar as tetas da mãe e iniciam a amamentação. Nas primeiras horas de vida, o filhote ingere e é capaz de absorver o colostro, um leite rico em anticorpos que são transferidos da mãe para a cria. É importante que os filhotes sejam amamentados pela mãe nas primeiras horas de vida. Nos próximos 25 a 30 dias, o filhotinho se alimentará exclusivamente do leite materno, a menos que a mãe não tenha leite suficiente para a ninhada.

Podemos desconfiar de falta de leite materno quando os filhotes choram com frequência. Nesse caso, a amamentação com leite substituto é indicada. Existem leites substitutos industrializados para cães e gatos. Na falta dele, o veterinário poderá indicar uma receita caseira que será dada a cada três horas com mamadeira. 


A partir de 30 dias, devemos começar o desmame, ou seja, introduzir algum tipo de aliementação para que o filhote deixe de mamar na mãe. Nessa idade, os filhotes já estão andando e os dentinhos já estão começando a nascer. A mãe sente desconforto ao amamentar os filhotes e, naturalmente, passa a ficar mais distante deles.

O desmame pode ser feito introduzindo-se uma papinha de desmame industrializada ou mesmo uma ração para filhotes amolecida com leite morno, 1 vez ao dia. No início, os filhotes entrarão no prato de comida e farão uma bagunça. Para ajudá-los a compreender que "aquilo" não é para se lambuzar e sim para comer, molhe o dedo na papa e deixe que o filhote cheire e lamba. Inicialmente ele pode rejeitar completamente, mas aos poucos irá se acostumar com o novo sabor. Aumente a frequência da papinha para duas, três e depois 4 vezes ao dia, até que a ninhada complete 45 dias de vida. Nos intervalos entre as papinhas, os filhotes deverão mamar na mãe, com uma frequência cada vez menor. 

Quanto a cadela ou gata estiverem amamentando e na fase de desmame, JAMAIS retire todos os filhotes de uma vez. Não tendo a cria para mamar, o leite acumulado "empedrará" causando inflamação, febre, perda de apetite e muita dor (mastite ou mamite).

Na fase de desmame, quando os filhotes já estiverem com 40 dias, e se alimentando com a papinha, podemos ajudar a secar o leite da fêmea diminuindo a comida e a água por 3 a 4 dias. Isso só deve ser feito sob a supervisão de um veterinário. Da mesma forma, medicamentos para secar o leite só devem ser administrados se o veterinário achar necessário. 


Aos 45 dias de idade, nunca antes dos 40 dias, os filhotes podem ser afastados da mãe. Mas lembre-se, nunca retire todos os filhotes de uma vez. Faça-o ao longo de 3 ou 4 dias para que a fêmea não fique desesperada procurando a cria ou corra o risco de desenvolver uma mastite.

O desmame condiciona o futuro do filhote.

De um bom desmame dependem a saúde do gatinho e seu desenvolvimento até a vida adulta.

Durante este período, o filhote passa pela transição do alimento líquido para o sólido, sendo o alimento intermediário o semi-sólido (papinha desmame ou ração para gatos filhotes umedecida com água quente ou leite para gatinhos).

A função da papinha desmame ou do alimento umedecido nesta fase da vida é a de fazer uma transição suave da alimentação líquida (leite materno) para a alimentação sólida (ração seca para gatos filhotes) sem prejudicar nutricionalmente o gatinho.

As necessidades energéticas dos filhotes são 2 a 3 vezes superiores às de um gato adulto em manutenção pois os filhotes possuem uma capacidade estomacal reduzida. Um alimento concentrado, portanto altamente energético é particularmente indicado.

No início do crescimento os filhotes digerem mal o amido devido a baixa atividade das enzimas digestivas, desta forma se um alimento para gatos adultos (rico em amido) for utilizado para um filhote poderá ocorrer diarréia.

Além da grande exigência em proteínas, os gatos necessitam receber um acréscimo do aminoácido taurina. Uma carência prolongada em taurina favorece o aparecimento de cegueira e problemas cardíacos.

Os produtos para gatos não podem ser carentes em proteína pois podem causar perda da massa muscular e queda de resistência do animal.

Contudo a carência em ácidos-graxos pode ocasionar problemas de crescimento e reprodução.

Assim sendo, os alimentos para gatos devem ser balanceados para cada fase de vida.

Algumas semanas após o desmame, a maioria dos gatos perdem a capacidade de digerir a lactose (açúcar do leite), e o leite (mesmo sendo o de felinos) não é apropriado após o desmame pois transforma a consistência das fezes dos gatos deixando-as amolecidas ou até mesmo diarréicas.


Transição do leite para o alimento seco:

A transição do leite para um alimento seco se faz de maneira progressiva através da papinha desmame ou da mistura de alimento seco para gatinhos com um volume idêntico de água ou de leite para gatos na temperatura de 60·C. Deixar esta mistura esfriar até obtenção de uma refeição à temperatura ambiente e servir a papinha dentro de no máximo 1 hora após o preparo.

Durante as semanas seguintes, a reidratação dos croquetes (no caso da utilização de alimento para gatinhos umedecido) é progressivamente reduzida até a administração de uma refeição seca na idade de 8-9 semanas.

Deve-se dividir a quantidade diária recomendada de papinha ou de croquetes umedecidos em 3-4 refeições ao longo do dia até o fim do desmame e depois 2 refeições ao dia (alimento seco para gatos filhotes).

A papinha desmame ou o alimento para gatinhos utilizados neste período devem possuir uma alta digestibilidade, matérias-primas de alta qualidade, principalmente proteínas e gorduras de origem animal para assegurar uma boa nutrição aos filhotes nesta fase de transição alimentar.


2 comentários: