segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Os pequenos felinos e o verão

O clima de verão podem representar determinados desafios para um gato. Embora este animal tenha uma temperatura física mais elevada do que a da espécie humana (ronda os 39 graus), ele também sente calor. Como consequência deste facto, o gato fica mais tempo quieto e diminui a porção de comida ingerida, sendo, por isso necessária, uma maior atenção, ao animal, durante o Verão.
Durante esta época, existem alguns cuidados que devem ser tomados.
Primeiro é preciso perceber que certos parasitas, nomeadamente as pulgas, preferem temperaturas altas, épocas em que se alimentam e se reproduzem mais facilmente. Neste sentido, existe a necessidade de falar com um veterinário, a fim de definir um tratamento preventivo, especialmente quando o animal tem acesso ao exterior. Caso não seja tomada nenhuma medida de prevenção, a atenção deve ser redobrada, para que, no caso de infecção, seja efectuado um tratamento de desparasitação.
Ao contrário do que a maioria acredita, um gato não está inteiramente protegido do sol, especialmente, animais de pelagem branca ou sem pelagem. É aconselhado que seja colocada uma pequena porção de protetor solar, no nariz e nas extremidades das orelhas.
No Verão e caso seja necessário viajar, com o gato, num carro, é impensável deixa-lo sozinho. A temperatura extrema dificulta a respiração do animal, desequilibrando o seu metabolismo.
Este processo pode trazer diversos malefícios, que podem ir até à morte. Quando é mesmo necessário deixar o animal dentro da viatura, esta deve ficar à sombra. Se possível, a temperatura do carro deve ter sido diminuída, através do ar condicionado e os vidros devem estar ligeiramente abertos. O tempo em que o gato fica sozinho deve ser o mais reduzido possível.
Na estação mais quente do ano, o gato irá beber mais água, quer se trate de um animal doméstico ou de um silvestre. Esta acção impede que o pequeno felino fique desidratado.
Quando um gato não consegue baixar a sua temperatura corporal, devido a temperaturas extremas, entra em intermação, que, pode ser fatal. Neste contexto, é importante conhecer os sintomas desta condição: olhar vidrado, respiração arfante, desequilíbrio, vómitos e língua roxa ou vermelha escura.


No caso de um gato apresentar estes sinais, é necessário que seja visto, por um veterinário, o mais rápido possível. Enquanto tal não acontece, a temperatura, do animal, tem de ser reduzida. Para isso, deve ser colocada água fresca sobre o corpo do felino. Esta também deve estar disponível para o caso do animal querer beber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário